quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mudanças no Trânsito

Esta semana as mudanças efetuadas no trânsito das ruas Benedito Lúcio Machado, Tiradentes, Cel. Joaquim R. Prado e 24 de Maio provocaram um acirrado exercício de cidadania. Alguns mais exaltados, outros mais ponderados. Pena que muitos preferiram o anonimato o que empobrece sobremaneira o debate.
A propósito e como é da nossa índole, também postamos nossa opinião em diversos portais de notícias locais onde defendemos a modernização do sistema viário platinense como, aliás, temos defendido a modernização de toda a estrutura urbana e social da cidade.
Foi com o seguinte teor que manifestamos nosso entendimento acerca do assunto:
"Há momentos em que não só a diplomacia resolve. É preciso usar da autoridade para realizar aquilo que a cidade precisa e não simplesmente atender os alegados interesses de minorias.

S.A.Platina é uma cidade centenária, com ruas estreitas, vivendo uma nova realidade, com um volume de veículos muito acima de sua capacidade de tráfego. Precisa sim de uma política de trânsito que de maior trafegabilidade em praticamente todos as ruas centrais.

A cada mudança vem alguém reclamando. São pessoas presas a um passado que não existe mais. Essas pessoas precisam entender que a cidade não é um patrimônio particular delas. Precisam entender que o progresso pede passagem e ele (o progresso) tem pressa.

S.A.Platina tem uma vocação muito forte para o crescimento e só não se desenvolveu ainda por que algumas pessoas, com alto poder de decisão e influência não deixaram. Essas pessoas continuam a "mandar" na cidade. Continuam pressionando as débeis autoridades para que renunciem suas responsabilidades e deixem as coisas como estão.

Os mais antigos devem se lembrar da "choradeira" dos comerciantes quando da implantação do Calçadão da Marechal. Hoje ninguém imagina reabrir o trânsito de automóveis naquele trecho da via, pelo contrário, o ideal seria o fechamento desde a Prefeitura até a Praça da Matriz.

Imaginem o caos que seria a Marechal Deororo e a Rui Barbosa com mãos-duplas? Ou as transversais do Centro?

Quanto a contratar empresas especializdas para gerir o trânsito acredito que não há necessidade. Nem grandes cidades fazem isso. No máximo desenvolvem departamento com profissionais da área. No nosso caso creio que basta buscar junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Serviço Social Autônomo - PARANACIDADE) apoio técnico gratuíto para desenvolver um plano de Desenvolvimento Urbano para o município com custos reduzidos. Daí é usar da autonomia do poder executivo e por as medidas em prática. Vai haver choradeira num primeiro momento, mas logo passa e os benefícios ficam."