sábado, 15 de janeiro de 2011

S. A. Platina perde o comando do Corpo de Bombeiros

MENOS UM - Santo Antônio da Platina perde comando do Corpo de Bombeiros, Jacarezinho assumirá
15/01/2011 - Nesta segunda-feira (17), o tenente Dornelas do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina irá conceder uma entrevista a imprensa para relatar o assunto.

O entrave no repasse do FUNREBOM criou grande desconforto entre a corporação e a administração pública, e a falta de representatividade política pode ter contribuído para as mudanças.

“Infelizmente o nosso município está retrocedendo”, disse o tenente.



Acompanhe nesta segunda-feira a matéria na íntegra em:  http://www.tanosite.com/portalnovo/?pgn=not&cod=14167

Nota do Blog:
Lamentamos profundamento que fatos como esses estão ocorrendo. No momento em que estamos buscando unir esforços para dar "Um Choque de Modernidade" na cidade, perdas fundamentais como essa, somada a outras perdas no passado, apresentam-se como mais um dificultador para o atingimento do objetivo.

É bom lembrar que nossa cidade já perdeu o "bonde-da-história" várias vezes. Sua povoação ocorreu provalmente a partir de 1866. (há citações não comprovada historicamente). Foi preterida pela criação do município de Jacarezinho em 1900.
A segunda vez que poderia ter se destacado foi nos anos 20 do século passado, quando da construção da Ferrovia. O fato de sua estação ferroviária (Platina) estar distante 7 km do centro, longe de ser um obstáculo, poderia ter sido uma benção, se os platinenses da época tivessem visão de futuro. Bastava construir um grande avenida e  orientado o crescimento naquela direção. Foram 4 décadas perdidas até que o transporte ferroviário de passageiros foi desativado. Agora está desativado também o transporte de cargas.
Nos anos 50 e 60, a péssima qualidade de nossa energia elétrica (Companhia Paranapanema) impedia a instalação de indústrias de porte, o que possibilitou o desenvolvimento de outros centros como Londrina e Maringá.
Em 1982 elegemos o prefeito José Afonso Júnior. Jovem de visão e com grande respaldo político na época. Os reflexos do rápido milagre ecônomico que o país experimentou no final de década de 70 estavam chegando ao interior. A Socieade Esportiva Platinense estava no auge e era uma grande fonte de publicidade. Construtoras de diversas regiões resolveram investir aqui. Mas o Júnior decidiu ser Deputado, as lideranças não souberam administrar o bom momento. A Platinense sucumbiu, as construtoras desapareceram e ficamos "pendurados nos pincéis".
Mais recentemente perdemos a UFTPR (antigo-CEFET) para Jacarezinho. Nossos "vereadores" lotearam a Praça São Benendito, numa demonstração de total falta de visão e falta de compromisso com o futuro da cidade. Perdemos órgãos como a receita federal e receita estadual. Perdemos o controle da Empresa Princesa do Norte. Estamos hoje dependente de uma única grande empresa, a Yazaki, que se fechar quebra a cidade toda.
Hoje propomos a mobilização de toda a população em torno de um projeto único, ousado, e ao mesmo tempo factível, duradouro e flexível, e esperamos que os verdadeiros amantes de nossa terra se engagem decidamente nessa causa.
Tudo é possível se a vontade coletiva prevalecer. Junte-se a nós.