quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mudança de Perfil II

Postado por: Jailson de Monte Real em 19/01/2011 - às 20:00 h
Continuando a abordagem sobre o perfil da cidade de S.A.Platina, que até alguns anos atrás era predominantemente comercial, percebemos que aos poucos a cidade passou a ser referência também em serviços médico-hospitalares.
Hoje, com a massificação dos bens de consumo, e por uma clara inabilidade de comerciantes e comerciários em insistirem na ultrapassada cultura da "semana inglesa",  a cidade perdeu a sua condição de PÓLO COMERCIAL do Norte Pioneiro.
A Só Amigos-SNP quer propor debates. Hoje, mais do que em qualquer outra época, a busca pelo conhecimento é a chave para o desenvolvimento. Assim, propomos caminhar na direção do SABER, da FORMAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA ESPECIALIZADA em todas as áreas do conhecimento, através da instalação de campi das diversas Universidades Federais e Estaduais em nosso município.
Por que a opção pelas Universidades? Primeiro, porque ao ofertar vagas em quantidade superior à capacidade do município de preenchê-las, gera um excedente que necessariamente será ocupado por alunos de outras regiões. Ora, estudantes de fora precisam de locais para morar. E muitos estudantes precisam de muitos locais para morar. Daí entra a iniciativa privada através das construtoras na edificação de prédios de apartamentos para suprir a demanda. E tem mais. Estudantes de fora precisam se alimentar, precisam se vestir, precisam se deslocar, precisam se divertir, podem precisar de serviços médicos, hospitalares e farmacêuticos. Daí a cidade cresce, oferece milhares de empregos na construção civil, no comércio e nos serviços.
Segundo: Para ministrar aulas a um grande número de alunos faz-se necessário a contratação de muitos Professores, Mestres e Doutores. Como a cidade atualmente não dispõe de um contingente de Mestres e Doutores suficiente para suprir a demanda, há a necessidade que esse pessoal venha de outras regiões, aumentando consideravelmente o nível intelectual e de renda da população local. Professores de universidades públicas ganham salários acima da média dos professores da rede particular, e, em consequência demandam por bens de consumo e de serviço de maior valor agregado. Novos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço terão de ser criados com perfis diferenciados.
Terceiro: Mesmo que a maioria dos estudantes retornem para suas regiões depois de formadoS, sempre haverá aqueles que preferirão ficar por aqui. Com ISSO, dentro de alguns anos formaremos um estoque de mão de obra especializada capaz de atrair a atenção de empreendedores e investidores. Novamente a cidade cresce e se consolida, definitivamente, como Pólo Regional, agora em diversas atividades.