segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Anúncio Antecipado de uma Tragédia

Postado por - Jailson de Monte Real - Dia 24/01/2011 - às 11.30 h
Ao perceber os desastres naturais que vêm ocorrendo com maior freqüência, fico perguntando-me.. Até quando nossa cidade estará isenta de catástrofes como essas/ Ontem, dia 23/01/2011, domingo, fui verificar in loco as condições do chamado "Morro do Sabão" e mesmo não sendo especialista em geologia, fiquei impressionado com o grau de risco que o local oferece.
Caso venha a sofrer preciptação pluviométrica próxima a que caiu na Região Serrana do Rio de Janeiro, o nosso Morro do Sabão pode desabar inteiro sobre as vilas próximas e sua lama pode chegar até as proximidades da Caixa d'Água. Mais de mil famílias estão instaladas próximas a uma "bomba-relógio" pronta para explodir a qualquer momento.
Não é minha intenção espalhar o pânico entre os moradores, embora o medo seja o maior fator de sobrevivência, mas o objetivo é convocar moradores, autoridades e formadores de opinião (imprensa, polítcos, professores, técnicos, etc.) a discutir o assunto.
Faz-se necessário solicitar aos órgãos competentes do Estado e da União uma avaliação séria dos reais riscos aos quais a população está sujeita e, se for o caso, tomar as medidas que o caso venha a recomendar.
A situação não é diferente com relação ao Jardim São Francisco, nas fraldas do Morro do Bim. É preciso levar em consideração que os deslizamentos de encostas não depende necessariamente da ação depredadora do homem. Os deslizamentos fazem parte da natureza das montanhas e ocorrem mesmo onde os seres homanos nunca chegaram.
A opção de morar aos pés de serras é uma decisão de risco. Autorizar loteamentos e construções nesses locais é uma irresponsabilidade dos gestores públicos ao longo da história. Quando a tragédia ocorre aí é hora de procurar culpados, que jamais serão responsabilizados.
A Só Amigos SNP - está determinada a buscar soluções que possam dotar nossa cidade de toda a infraestrutura capaz de alavancar seu progresso de forma absoluta e com sustentabilidade. Isso é plenamente possível se houver mobilização. Você platinense, tem o dever de participar das soluções que a tua cidade precisa. Venha conosco.