sábado, 5 de fevereiro de 2011

POR QUE UMA NOVA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS????

É lamentável que os municíos do Norte Pineiro tenham chegado a esse nível de impasse. O ideal sempre é a união em defesa de interesses comuns. Quanto mais fragmentada a região menor será sua representatividade junto aos governos Federal e Estadual. Aqui é uma região deprimida em virtude da falta de visão das lideranças locais no decorrer da história. Lideranças essas que não souberam lutar por políticas públicas de geração de emprego e renda, saúde, educação e infraestrutura. A representatividade já estava segmentada com duas associações, (AMUNORPI e AMUNOP) e agora passam a ser três. Que peso terá a nova associação com pouco mais de 100 mil eleitores???
Mas, as vezes, pesam muito mais as vaidades pessoais do que o interesse comum. As pessoas que representam o povo do Norte Pioneiro demonstraram estar mais preocupadas com suas próprias projeções do que buscar o melhor para a população.
Também nunca entendi porque a Associação tem de ser composta exclusivamente por políticos (prefeitos). Associação de Municípios deveria ser formada por munícipes, incluíndo alguns políticos, é claro. Acredito que professores, empresários, religiosos e profissionais liberais teriam muito a contribuir para o sucesso dessas associações.
O Norte Pioneiro tem o direito de se desenvolver como qualquer outra região do Estado. Temos as melhores terras do mundo, suficiência em água de boa qualidade, localização previlegiada em relação aos grandes centros de consumo, clima bem definido nas quatro estações, povo ordeiro e trabalhador. O que nos falta???
Os políticos deram a resposta, da pior maneira possível. Nos falta UNIÃO. Nos falta ser capazes de abrir mão do nosso projeto pessoal em prol do projeto maior da sociedade. Isso ficou muito claro nas últimas eleições. Podíamos ter eleitos mais deputados estaduais, só que apareceram mais de uma dúzia de candidatos. Resultado: Ficamos com apenas dois representantes. (Pedro Lupion e Herminhas Brandão). Para Camara Federal, a mesma coisa.
Precisamos de Universidades, investimentos em turismo, aeroportos, incentivos a industrialização, escolas de ensino fundamental e médio de primeira qaulidade e de tempo integral, creches, hospitais referenciais que realmente funcionem. Precisamos de política de fixação da população em seus municípios de origem, tanto no campo quanto nas cidades. É preciso devolver ao povo sua auto-estima, seu orgulho de ser do Norte Pioneiro.
Jailson de Monte Real
Mestre em Finanças e
Pós-Graduado em Gerência de Cidades