terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

AMUBRIGA, AMUINTRIGA, AMUVAIDADE...

Artigo do professor Renato Chagas, publicado originalmente no Portal www.npdiario.com

Amubriga, Amuintriga,Amuvaidade...

O espanhol Cortez dominou o México que possuía milhões de habitantes com pouco mais de trezentos soldados.Não tinha armas super poderosas, nem seus soldados eram super homens. Ele simplesmente venceu por causa da desunião dos mexicanos e escravizou a todos e sugou todas as riquezas.
Na História da Humanidade existem dezenas de exemplos assim. Os chefes de pequenos feudos olham só uma folha e pensam que estão vendo uma árvore. O machado está cortando lá embaixo e ele não se importa, ele está olhando na sua pequena folha e achando-se o máximo.
Vocês dessas associações de municípios com essas confusões todas estão como esses chefetes, preocupados com o umbigo e a região como um todo que se dane desde que a vaidade e o ego estejam a toda.
Quem somos nós do Norte Pioneiro no contexto geral dos votos e das influências no Paraná? Pouco significamos para quem está lá em cima no poder. No máximo joga umas migalhas.
Todo o nosso colégio eleitoral, todo o Norte Pioneiro para eles representa quase nada. Somos apenas CIDADEZINHAS A VISITAR (nem todas) POUCO ANTES DAS ELEIÇÕES e essa briga toda por poder e vaidade só vai fazer com que continuemos sendo CIDADEZINHAS, sem representatividade e a que tínhamos, nós não reelegemos.
Fico vendo os políticos posando nos jornais, formando isso e aquilo como se fossemos influir além de gritar das arquibancadas sem fazer parte do jogo. Ponham as cartas na mesa para que o povo saiba desse jogo de vaidades e de poder.
O povo vai julgar, o povo exige para poder ter alguma esperança e continuar acreditando, pois no momento, ele não acredita, está de saco cheio de politicalha.
Se unidos conseguíamos tão pouco, desunidos, então, seguramente vamos continuar sendo apenas CIDADEZINHAS A VISITAR ANTES DAS ELEIÇÕES. Parafrasendo o personagem da Escolinha do Professor Raimundo: "A INGNORÂNÇA É QUE ESTRAVANCA O POGRESSO".