quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Reunião hoje amplia pressão para manter UTIs

Reunião hoje amplia pressão para manter UTIs

Fechamento pode ser evitado


clique para aumentar Reunião hoje amplia pressão para manter UTIs
 Lideranças da região continuam mobilizadas para evitar o fechamento da UTI(Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal do Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Santo Antônio da Platina. Nesta quarta-feira, dia 30,o provedor do Nossa Senhora, Aguinaldo do Carmo, se reuniu com a prefeita Maria Ana Pombo para tratar do assunto(fotos) . Ela, que é médica, liberou R$ 94.400,00 para o pagamento de salários e manifestou apreensão com o problema, “não podemos permitir o fechamento e faremos de tudo para evitar o que seria um retrocesso”, declarou.
Na noite da terça-feira, 29, o assessor Homero Pavan,sem ser convidado e dizendo-se mandado pelo deputado estadual Pedro Lupion(DEM) teve uma participação rápida em reunião com o corpo clínico do hospital para um diagnóstico mais detalhado. Estavam apenas o provedor e médicos, nem mesmo a Imprensa, enfermeiros e funcionários foram convocados, mas o assessor apareceu para falar que o parlamentar estaria à disposição. Logo que saiu, segundo médicos confidenciaram para a reportagem, foi ironizado.
Nesta quinta-feira, dia primeiro, Aguinaldo, a pediatria Carla Abreu(responsável pela UTI Neonatal) se reunirão com Antônio Setti, chefe da 19ª. Regional de Saúde, em Jacarezinho.
Eles tentarão, de maneira civilizada e política, pressionar para viabilizar a demanda.
De acordo com o que antecipou ao npdiario o deputado estadual Hermas Brandão Junior(PSB), por telefone na noite desta quarta, existe a possibilidade real de ainda ser incluído no orçamento um dispositivo especial para assegurar recursos financeiros para a unidade.
O parlamentar está em Brasília e na segunda ou terça-feira, já em Curitiba, pretende encaminhar Requerimento neste sentido na Assembleia Legislativa, além de agendar uma outra audiência com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo.
Das dez UTIs, oito estão funcionando perfeitamente e são referência nacional. Já foram promovidos diversos jantares e eventos para angariar fundos. Ocorre que são gastos mensalmente em torno de 100 mil reais entre pagamento de médicos, enfermeiras,encargos e medicamentos. O repasse do Ministério da Saúde é de R$ 478,00/dia para cada leito ocupado. Se não tiver nenhuma criança, não é pago pelo MS, só que os profissionais fazem plantão 24  horas por dia e devem receber de qualquer maneira.
A situação vem se arrastando desde a inauguração das UTIs Neonatal em maio de 2009.
O atual provedor concorda e afirma abertamente que o valor da taxa de ocupação é inferior ao que efetivamente é dispendido."Foram feitos empréstimos para cobrir os déficits e agora chegamos a uma situação insustentável; para 2012 sem a ajuda do governo estadual realmente  será impossível a manutenção”.
Se for fechada,repercutirá também no Hospital Regional, que não poderá sequer aceitar grávidas com gestação de alto risco, pois se  houver partos com necessidade de internamento urgente não haverá para onde levar os bebês. O Regional realiza em média 70 partos por mês , sendo a metade de municípios vizinhos.

 A comunicadora Celimar Oliveira – que tem um programa todas as tardes na rádio Vale do Sol FM -  enviou, via Facebook, um link sobre o assunto com a matéria publicada no portal npdiario ao governador Beto Richa. Ela também encaminhou uma mensagem sobre o tema e ele respondeu:

Simplesmente um absurdo! O Governo do Estado autorizou semana passada a formação de mais um curso público de medicina em Francisco Beltrão - investimento de 12 milhões pelo Ministério da Saúde - enquanto em Santo Antônio da Platina a UTI neonatal será fechada por falta de investimento de 72 mil por mês! Sim, é muito mais importante formar adolescentes do que dar vida as crianças!
Os adolescentes votam né.... enquanto as crianças só choram!!!!
De que adianta mais médicos se o governo não tem mínimas condições de manter um serviço digno?!
Governador , a UTI neonatal não é só de nossa cidade ,ela é de Santo Antônio da Platina de toda a região e de toda criancinha que precisar. Portanto, alguma providência precisa ser tomada. Você, como um bom Paranaense e Londrinense que é, precisa evitar o fechamento. Contamos com você! Espero que possa honrar o voto que eu e minha família lhe confiamos!! Sem mais.

http://npdiario.com/noticia/2582


Essa foi a resposta que o governador ele mandou:

O governo não vai fechar nenhuma UTI, em nenhum hospital do PR. O que vamos fazer, no caso do Nossa Senhora da Saúde - que não é um hospital público - é cumprir um compromisso do governo anterior. Vamos repassar 2 UTIs para o hospital, complementando o atendimento das 8 Utis já existentes. No Hospital Regional - daí sim responsabilidade do governo - será instalada uma UTI Neonatal, conforme acordado com o consórcio de saúde. No mais, não posso responder por problemas internos da institutição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário