sexta-feira, 31 de agosto de 2012


Saiba a população do Brasil, do Paraná e do Norte Pioneiro

O IBGE publicou hoje (31) a estimativa populacional brasileira. Segundo o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o Brasil tem uma população de   193.946.886 habitantes.
Segundo o IBGE, s estado mais populoso é São Paulo, com 41.901.219 habitantes. Em seguida vêm Minas Gerais, com 19.855.332, Rio de Janeiro, com 16.231.365 e Bahia, com 14.175.341 moradores.
Já o estado menos populoso é Roraima, com 469.524 habitantes.
Paraná
Segundo a publicação do IBGE no Diário Oficial da Unição o Estado do Paraná tem 10.577.755 habitantes. O menor município do Paraná é Jardim Olinda com 1.392 habitantes. A capital paranaense tem 1.776.761 habitantes.  Assim a capital paranaense é a maior capital do sul do país. Se contar a região metropolitana chega-se a 3.235.490 residentes na grande Curitiba.
A industrialização da capital paranaense, com a instalação de empresas de grande porte na região metropolitana é apontada como um dos fatores que mais contribuíram para este crescimento demográfico.
Norte Pioneiro
O Norte Pioneiro do Estado do Paraná, que conta com municípios de grande importância para o estado aproxima-se de 250.000 mil habitantes, só nos municípios apontados no gráfico abaixo.
A estimativa foi feita com base na elaborada em 2011 e também no Censo Demográfico de 2010. Como os dados do Censo 2010 ainda não foram totalmente computados, não foi possível atualizar o Sistema de Projeções da População do Brasil, que atualmente tem dados de 2008. Ele será atualizado no próximo ano, com dados de referência para 2013.

quarta-feira, 23 de maio de 2012


Projetos para S. A. Platina. 

Estamos em ano eleitoral e teremos que fazer escolhas. Não queremos aqui analisar o perfil de nenhum dos nomes que até agora vêm sendo apontados pela mídia local como prováveis candidatos. Faremos isso quando as candidaturas estiverem efetivamente postadas.
Nesse momento interessa-nos discutir com a sociedade platinense os cenários futuros que nossa cidade deve almejar. E abrimos o debate considerando a nossa vocação sócia econômica, hoje baseada, fundamentalmente, no Comércio e, em segundo nível, a prestação de serviços.  
De há muito a atividade agropastoril deixou de ser o principal gerador de emprego e renda, ficando restrita a menos de 20% da população economicamente ativa do município.
Nosso parque industrial, com exceção de uma única grande empresa, a Yazaki, também não representa grande potencial de geração de emprego.
Os números do nosso município, segundo o IBGE, com base no ano de 2009 apresentava a seguinte distribuição no Valor Agregado Bruto:
·        Agropecuária - R$ 44 milhões;
·        Indústria - R$ 68 milhões;
·        Serviços (incluindo o Comércio) - R$ 281 milhões;
·        Impostos sobre produtos líquidos e subsídios a preços correntes – R$ 33 milhões.
·        Produto Interno Bruto: 426 milhões com uma renda per capita de pouco mais de R$ 10 mil reais/ano.
Para uma renda per capita de R$ 10 mil reais significa que numa família de quatro pessoas cada habitante sobrevive com pouco mais de R$ 200,00 por mês. Se considerarmos a inevitável concentração da renda nas mãos de umas poucas pessoas, a grande maioria da população vive com rendas próximas a condição de miséria, mesmo num município com potencial de riqueza extraordinário como o nosso.
Hoje no mundo mais desenvolvido é a prestação de serviços a atividade que mais gera ocupação e renda, superando em muito as demais atividades juntas.
Nos próximos posts vamos detalhar quais atividades devem ser estimuladas pelas autoridades municipais para melhorar o nível de emprego e renda em nossa cidade. Sigam-nos e apresentem suas opiniões e sugestões.
Vale lembrar que em nosso blog não criticamos pessoas nem ideologias. Apenas combatemos a inércia ou falta de visão de futuro. Se você pensa como nós, utilize dessa ferramenta para expor seu ponto de vista.
Até o próximo post,
Jailson de Monte Real

sábado, 19 de maio de 2012


Presidente do TJ visita Santo Antônio dia 28

Virá com equipe técnica para iniciar possível permuta de imóveis
clique para aumentar Presidente do TJ visita Santo Antônio dia 28
  • Presidente do TJ visita Santo Antônio dia 28
  • Presidente do TJ visita Santo Antônio dia 28
  • Presidente do TJ visita Santo Antônio dia 28
  • Presidente do TJ visita Santo Antônio dia 28
  • Presidente do TJ visita Santo Antônio dia 28
  • Presidente do TJ visita Santo Antônio dia 28
O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto recebeu  em seu gabinete em Curitiba nesta tarde de sexta-feira, dia 18, uma comitiva de lideranças de Santo Antônio da Platina.
Entre os integrantes, o deputado estadual Hermas Brandão Junior(PSB), o presidente da Seccional da OAB/PR, José Lúcio Glomb, as juízas Maristela Carvalho e Joana Biazus, o vereador Chiquinho(PPS), os advogados Anderson Stefanutto,Celso Cardoso e Mohamed Alin Costa,o deputado federal Sandro Alex(PPS),o assessor parlamentar Esmael Carvalho, Bruno Chagas, entre outros.
A comitiva reivindicou mais serventuários da Justiça e a permuta entre os imóveis do Fórum Desembargador Dr.Octávio F.do Amaral Silva(esquina das ruas 24 de Maio e avenida Oliveira Motta)e a sede da Emater, na rua Marechal Deodoro. Porque as ações quase não têm mais locais para serem guardadas enquanto tramitam, o prédio não possui acessibilidade,é muito antigo(não permite construção de elevadores) etc.
Outro pedido formal, entregue em documento, é de aumento para mais uma ou duas Varas e também mais segurança no fórum.
O desembargador afirmou que o Tribunal levará as demandas à análise da Comissão de Organização e Divisão Judiciária e da Corregedoria Geral. Ele anunciou também que estará em Santo Antônio da Platina no próximo dia 28(uma segunda-feira) com uma equipe técnica(engenheiros, inclusive) para vistoriar pessoalmente os imóveis cuja troca está sendo pretendida e sinalizou ainda que viabilizará uma Vara de Infância e Juventude.
O deputado Brandão Junior se mostrou otimista, "tudo indica que as reivindicações serão atendidas", declarou ao npdiario.
O vereador Chiquinho enfatizou que a visita técnica objetiva exatamente dar agilidade na troca de imóveis e se disse convicto que as demandas serão também contempladas, "voltamos bastante entusiasmados", salientou.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mudanças no Trânsito

Esta semana as mudanças efetuadas no trânsito das ruas Benedito Lúcio Machado, Tiradentes, Cel. Joaquim R. Prado e 24 de Maio provocaram um acirrado exercício de cidadania. Alguns mais exaltados, outros mais ponderados. Pena que muitos preferiram o anonimato o que empobrece sobremaneira o debate.
A propósito e como é da nossa índole, também postamos nossa opinião em diversos portais de notícias locais onde defendemos a modernização do sistema viário platinense como, aliás, temos defendido a modernização de toda a estrutura urbana e social da cidade.
Foi com o seguinte teor que manifestamos nosso entendimento acerca do assunto:
"Há momentos em que não só a diplomacia resolve. É preciso usar da autoridade para realizar aquilo que a cidade precisa e não simplesmente atender os alegados interesses de minorias.

S.A.Platina é uma cidade centenária, com ruas estreitas, vivendo uma nova realidade, com um volume de veículos muito acima de sua capacidade de tráfego. Precisa sim de uma política de trânsito que de maior trafegabilidade em praticamente todos as ruas centrais.

A cada mudança vem alguém reclamando. São pessoas presas a um passado que não existe mais. Essas pessoas precisam entender que a cidade não é um patrimônio particular delas. Precisam entender que o progresso pede passagem e ele (o progresso) tem pressa.

S.A.Platina tem uma vocação muito forte para o crescimento e só não se desenvolveu ainda por que algumas pessoas, com alto poder de decisão e influência não deixaram. Essas pessoas continuam a "mandar" na cidade. Continuam pressionando as débeis autoridades para que renunciem suas responsabilidades e deixem as coisas como estão.

Os mais antigos devem se lembrar da "choradeira" dos comerciantes quando da implantação do Calçadão da Marechal. Hoje ninguém imagina reabrir o trânsito de automóveis naquele trecho da via, pelo contrário, o ideal seria o fechamento desde a Prefeitura até a Praça da Matriz.

Imaginem o caos que seria a Marechal Deororo e a Rui Barbosa com mãos-duplas? Ou as transversais do Centro?

Quanto a contratar empresas especializdas para gerir o trânsito acredito que não há necessidade. Nem grandes cidades fazem isso. No máximo desenvolvem departamento com profissionais da área. No nosso caso creio que basta buscar junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Serviço Social Autônomo - PARANACIDADE) apoio técnico gratuíto para desenvolver um plano de Desenvolvimento Urbano para o município com custos reduzidos. Daí é usar da autonomia do poder executivo e por as medidas em prática. Vai haver choradeira num primeiro momento, mas logo passa e os benefícios ficam."

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Reunião hoje amplia pressão para manter UTIs

Reunião hoje amplia pressão para manter UTIs

Fechamento pode ser evitado


clique para aumentar Reunião hoje amplia pressão para manter UTIs
 Lideranças da região continuam mobilizadas para evitar o fechamento da UTI(Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal do Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Santo Antônio da Platina. Nesta quarta-feira, dia 30,o provedor do Nossa Senhora, Aguinaldo do Carmo, se reuniu com a prefeita Maria Ana Pombo para tratar do assunto(fotos) . Ela, que é médica, liberou R$ 94.400,00 para o pagamento de salários e manifestou apreensão com o problema, “não podemos permitir o fechamento e faremos de tudo para evitar o que seria um retrocesso”, declarou.
Na noite da terça-feira, 29, o assessor Homero Pavan,sem ser convidado e dizendo-se mandado pelo deputado estadual Pedro Lupion(DEM) teve uma participação rápida em reunião com o corpo clínico do hospital para um diagnóstico mais detalhado. Estavam apenas o provedor e médicos, nem mesmo a Imprensa, enfermeiros e funcionários foram convocados, mas o assessor apareceu para falar que o parlamentar estaria à disposição. Logo que saiu, segundo médicos confidenciaram para a reportagem, foi ironizado.
Nesta quinta-feira, dia primeiro, Aguinaldo, a pediatria Carla Abreu(responsável pela UTI Neonatal) se reunirão com Antônio Setti, chefe da 19ª. Regional de Saúde, em Jacarezinho.
Eles tentarão, de maneira civilizada e política, pressionar para viabilizar a demanda.
De acordo com o que antecipou ao npdiario o deputado estadual Hermas Brandão Junior(PSB), por telefone na noite desta quarta, existe a possibilidade real de ainda ser incluído no orçamento um dispositivo especial para assegurar recursos financeiros para a unidade.
O parlamentar está em Brasília e na segunda ou terça-feira, já em Curitiba, pretende encaminhar Requerimento neste sentido na Assembleia Legislativa, além de agendar uma outra audiência com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo.
Das dez UTIs, oito estão funcionando perfeitamente e são referência nacional. Já foram promovidos diversos jantares e eventos para angariar fundos. Ocorre que são gastos mensalmente em torno de 100 mil reais entre pagamento de médicos, enfermeiras,encargos e medicamentos. O repasse do Ministério da Saúde é de R$ 478,00/dia para cada leito ocupado. Se não tiver nenhuma criança, não é pago pelo MS, só que os profissionais fazem plantão 24  horas por dia e devem receber de qualquer maneira.
A situação vem se arrastando desde a inauguração das UTIs Neonatal em maio de 2009.
O atual provedor concorda e afirma abertamente que o valor da taxa de ocupação é inferior ao que efetivamente é dispendido."Foram feitos empréstimos para cobrir os déficits e agora chegamos a uma situação insustentável; para 2012 sem a ajuda do governo estadual realmente  será impossível a manutenção”.
Se for fechada,repercutirá também no Hospital Regional, que não poderá sequer aceitar grávidas com gestação de alto risco, pois se  houver partos com necessidade de internamento urgente não haverá para onde levar os bebês. O Regional realiza em média 70 partos por mês , sendo a metade de municípios vizinhos.

 A comunicadora Celimar Oliveira – que tem um programa todas as tardes na rádio Vale do Sol FM -  enviou, via Facebook, um link sobre o assunto com a matéria publicada no portal npdiario ao governador Beto Richa. Ela também encaminhou uma mensagem sobre o tema e ele respondeu:

Simplesmente um absurdo! O Governo do Estado autorizou semana passada a formação de mais um curso público de medicina em Francisco Beltrão - investimento de 12 milhões pelo Ministério da Saúde - enquanto em Santo Antônio da Platina a UTI neonatal será fechada por falta de investimento de 72 mil por mês! Sim, é muito mais importante formar adolescentes do que dar vida as crianças!
Os adolescentes votam né.... enquanto as crianças só choram!!!!
De que adianta mais médicos se o governo não tem mínimas condições de manter um serviço digno?!
Governador , a UTI neonatal não é só de nossa cidade ,ela é de Santo Antônio da Platina de toda a região e de toda criancinha que precisar. Portanto, alguma providência precisa ser tomada. Você, como um bom Paranaense e Londrinense que é, precisa evitar o fechamento. Contamos com você! Espero que possa honrar o voto que eu e minha família lhe confiamos!! Sem mais.

http://npdiario.com/noticia/2582


Essa foi a resposta que o governador ele mandou:

O governo não vai fechar nenhuma UTI, em nenhum hospital do PR. O que vamos fazer, no caso do Nossa Senhora da Saúde - que não é um hospital público - é cumprir um compromisso do governo anterior. Vamos repassar 2 UTIs para o hospital, complementando o atendimento das 8 Utis já existentes. No Hospital Regional - daí sim responsabilidade do governo - será instalada uma UTI Neonatal, conforme acordado com o consórcio de saúde. No mais, não posso responder por problemas internos da institutição.


Lideranças se mobilizam para evitar fechamento de UTI

Edição 29/11/2011 às 00:23h - Portal: http://www.npdiario.com/busca/uti%20neo%20natal

Lideranças se mobilizam para evitar fechamento de UTI


Ameaça ronda hospital referência


clique para aumentar Lideranças se mobilizam para evitar fechamento de UTI
Lideranças da região se mobilizam para evitar o fechamento da UTI(Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal do Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Santo Antônio da Platina. Nesta segunda-feira, dia 28, a responsável pela unidade, a médica pediatra Carla Raquel Abreu(foto) chegou a admitir o fechamento. O provedor do Nossa Senhora, Aguinaldo do Carmo(foto), confirmou a situação grave e previu dificuldades ainda mais sérias para 2012. Às 20 horas desta terça-feira, ele se reunirá com o corpo clínico do hospital para um diagnóstico mais detalhado.
Durante conversa com a reportagem do portal npdiario, a médica chorou, ao perceber que todos os seus esforços e da sociedade podem não ser suficientes para evitar o pior.
Das dez UTIs, oito estão funcionando perfeitamente e são referência nacional, tendo sido, inclusive, matéria da revista especializada do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, como as que menos apresentaram casos de infecção hospitalar no Brasil. Os funcionários são tidos como exemplares e dedicados.
Carla já liderou diversos jantares e eventos para angariar fundos. Ocorre que são gastos mensalmente em torno de 100 mil reais entre pagamento de médicos, enfermeiras,encargos e medicamentos. O repasse do Ministério da Saúde é de R$ 478,00/dia para cada leito ocupado. Se não tiver nenhuma criança, não é pago pelo MS, só que os profissionais estarão lá de plantão 24 horas por dia e devem receber de qualquer maneira.
A situação vem se arrastando desde a inauguração das UTIs Neonatal em maio de 2009, conforme lembrou nesta segunda-feira o então provedor, José Barbosa. “Sempre houve déficit”, contou, enfatizando também a luta pelo credenciamento junto ao SUS(Sistema Único de Saúde), "a união nesse caso é imprescindível".
O atual provedor concorda e vai além, dizendo abertamente que o valor da taxa de ocupação é inferior ao que efetivamente é dispendido."Foram feitos empréstimos para cobrir os déficits e agora chegamos a uma situação insustentável; para 2012 sem a ajuda do governo estadual realmente será quase impossível a manutenção”, declarou de maneira peremptória, “o gargalo precisa ser contido”.
Aguinaldo antecipa existir a possibilidade até mesmo de uma auditoria.
Para aumentar a tensão, os salários dos profissionais estão atrasados. Sempre que possível são pagos até o dia dez de cada mês, o que ainda não ocorreu em relação ao mês de outubro. Quanto a esse problema, informou que a prefeita Maria Ana Pombo(PT) já determinou o pagamento do atrasado assim que houver a autorização do legislativo e garantiu que os próximos serão cumpridos dentro do prazo estipulado.”Só que para o ano que vem não há segurança nenhuma”, alertou.
Ele mesmo já entregou um documento sobre o assunto pessoalmente ao secretário estadual de Saúde, na recente visita que Michele Caputo fez a Santo Antônio da Platina. Aguinaldo assegurou ainda que Antônio Setti, chefe da 19ª. Regional de Saúde, avalizou o documento e as reivindicações em relação à UTIs Neonatal, “nós pedimos 72 mil reais mensais ao governo estadual para colaborar na manutenção”,pontuou.
Instado a comentar sobre o assunto, o diretor clínico do Hospital Regional do Norte Pioneiro, Orlando Pinheiro Ferraz Filho, asseverou que a situação se arrasta e que os colegas sabem do desconforto e da ameaça real de fechamento. “Se for fechada, nós do Regional não poderemos sequer aceitar grávidas com gestação de alto risco, pois se houver partos com necessidade de internamento urgente não teremos onde levar os bebês", assinalou, apreensivo. O Regional realiza em média 70 partos por mês , sendo a metade de municípios vizinhos.
O empresário de comunicação Alexandre Marques Guimarães, em conversa com a reportagem, alertou que se o risco se confirmar toda a comunidade regional será penalizada, “são nossos filhos, netos e bisnetos que poderão sofrer”, afirmou, “estamos todos preocupados”.O HR atende 26 municípios.
Luis Carlos dos Santos Peté, prefeito de Ibaiti e presidente do Cisnorpi(Consórcio Intermunicipal de Saúde), que administra o Regional, também está informado sobre a delicada questão e se coloca como suporte a mais para tentar atender a demanda.
Consultados via celular, os deputados estaduais Hermas Brandão Junior(PSB) e Luis Romanelli(PMDB) se mostraram dispostos a sensibilizar o governador Beto Richa(PSDB) no sentido de evitar um eventual e desastroso fechamento.
A reunião de hoje é fechada, mas ao final deve ser divulgado um balanço e as ações e medidas a serem tomadas.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Praga dos Loteamentos Irregulares


O grande erro da Prefeitura é o de permitir a constituição de loteamentos sem as necessárias infra-estrutura. Assim, o empresário fica com o lucro e a prefeitura, diga-se o resto da população, fica com o ônus.
O cidadão compra um terreno sem nenhuma infra-estrutura e depois fica pressionando a prefeitura para realizar obras que deveriam ter sido exigidas do loteador.
Erros passados e que, podem se repetir no futuro, prefeitos fazem vistas grossas para favorecer amigos ou correligionários e depois jogam o problema no colo de seus sucessores.
Tem que se aplicar o Código de Postura do Município de acordo com a nova Lei do Estatutos das Cidades, doa a quem doer. Quem comprou terrenos sem infra-estrutura deve arcar com os custos da relaização das obras. Não é justo que a população toda pague para que quem "economizou" comprando terreno barato venha a se beneficiar.